segunda-feira, 28 de junho de 2010

Ribeirinhos em Encarte Especial.

Nessa semana o nosso projeto deu mais um passo importante na Busca da Preservação do Salto do Yucumã.
O encarte especial de jornal Enfoque, que circula nos estados do RS e SC, trás uma matéria especial com chamada de capa para o projeto.
São 32 mil exemplares circulando pelos dois estados. Com certeza isso dará uma maior visibilidade ao projeto.
Quem tiver a oportunidade leia a matéria especial e comente aqui no blog mesmo. Queremos saber a sua opinião.

Estamos recebendo muitos emails de incentivo, sendo elogiado nas ruas. Isso mostra que nosso projeto realmente tem surtido o efeito que desejamos.
No último sábado o Documentário foi exibido na Mostra Cultural Atena. Que aconteceu na URI. Um grande publico pode ter acesso a esse filme que nos próximos dias estará disponibilizado pela internet.

O nosso muito obrigado por enquanto!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Projeto Ribeirinhos é sucesso nas escolas


O projeto de extensão universitária Ribeirinhos do Rio Uruguai esteve durante toda essa semana nas escolas do municio de Derrubadas, no noroeste gaúcho, promovendo palestras de educação ambiental nas escolas da rede municipal. A cidade é berço do principal ponto turístico do Parque Estadual do Turvo, o Salto do Yucumã.

As palestras eram parte de finalização do projeto, que já está sendo desenvolvido a dois anos nas cidades do entorno do Parque do Turvo. Com o objetivo de despertar nas crianças o sentimento de preservação do meio ambiente e cuidado com a natureza, foram desenvolvidas 12 palestras em seis escolas.

A apresentação do documentário produzido assim como a exposição de fotos despertou nas crianças uma curiosidade e um interesse muito grande. Elas participaram da palestra, contaram suas histórias.

Mariana Correa, cinegrafista do projeto comentou: “Interação com as crianças nas escolas de derrubadas não poderia ter sido melhor para finalizar o projeto. Com a comunidade que é a maior interessada e que daqui pra frente vai poder cuidar do que é deles. Só de ver a alegria e o entusiasmo dos alunos já valeram os dois anos e a luta que tivemos e que continuaremos a ter pelo salto do Yucumã e Parque Estadual do Turvo”.

No final das apresentações, como forma de simbolizar o trabalho realizado, foram plantadas mudas de araçá. As árvores foram plantadas pelas crianças e batizadas com o nome de cada uma delas.

Na quinta-feira, a equipe da RBS TV acompanhou o trabalho do grupo produzindo uma reportagem para a emissora que deve ir ao ar nos próximos dias.

Na próxima semana o projeto continuará com as palestras canceladas devido ao mal tempo.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Notícia veiculada no ZH on-line

Novas usinas podem alagar a área urbana de Porto Mauá

Silvana de Castro | Porto Mauá | silvana.castro@zerohora.com.br

Novos empregos trazidos por um novo empreendimento empolgam a população do Noroeste do Rio Grande do Sul. Mas junto com a expectativa de crescimento econômico vem a preocupação: a construção das hidrelétricas Garabi e Panambi, no Rio Uruguai terá um impacto gigantesco em alguns municípios. Entre as consequências do projeto, ainda em fase de estudo, estão o desalojamento de famílias e o desaparecimento de localidades do lado brasileiro e argentino.

Nesta quinta-feira, Clube Recreativo Visconde de Mauá, em Porto Mauá, ficou lotado por pessoas que queriam saber mais detalhes das obras, principalmente da usina de Panambi, que deverá alagar metade da área urbana do município e mais 25% da área rural. Era uma audiência pública, prefeitos da região, das províncias de Misiones e Corrientes e moradores discutiram a questão. Embora os números não sejam oficiais, a prefeitura chegou à previsão após estudos feitos em cima do nível que o lago chegará. A área central de Porto Mauá teria que ser reconstruída, incluindo prefeitura, escola, posto de saúde e residências, o que deixa os moradores apreensivos.

Um dos prefeitos a manter contato com o Ministério de Minas e Energia, Orlando Desconsi (PT), de Santa Rosa, tratou de adotar um discurso tranquilizador.

—Antigamente, iniciava-se uma barragem e as pessoas nem eram indenizadas, hoje, antes de iniciar a obra, tem que estar resolvida a negociação. É preciso ter cautela, evitar fofoca. Ninguém deve se apavorar e sair vendendo ou comprando coisas— comentou Desconsi no encontro.

Ele está mediando a vinda de técnicos do Ministério e da Eletrobrás para esclareceram a população.

Funcionário da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa, Airton Bertol da Silva, defende os empreendimentos. Mesmo que seu pai, morador de Porto Mauá, seja um dos possíveis desalojados pela barragem.

—São 10 mil empregos em cada uma das usinas— cita um dos benefícios da usina.

Já a agricultora Natália Campanher, 43 anos, subiu o tom de voz para discordar de Bertol. Ela acredita que a localidade onde mora será alagada. Além disso, teme que o marido, motorista de ônibus que faz uma linha pela costa do Rio Uruguai, fique desempregado.

—Não quero sair de onde eu moro. Torço que não saia a barragem. Por que Porto Mauá? Ninguém vai colocar na minha cabeça que essa hidrelétrica vai ser boa— reclamou Natalia.

Embora Derrubadas seja um dos municípios que deverá ser atingido, o Salto do Yucumã, um dos pontos turísticos do Estado, não será encoberto. Pelo menos é o que garante o governo federal. Mesmo assim, surgem movimentos que lutam pela preservação do salto e do Parque do Turvo. A causa é defendida em blog, no orkut e nos meios de imprensa local. Se ainda faltam informações oficiais do inventário das usinas que está sendo concluído no lado gaúcho, a situação é bem pior para os hermanos. Prefeitos de cidades argentinas ribeirinhas ficam sabendo do andamento do estudo pelos colegas gaúchos.

—Recebemos informações dos irmãos brasileiros. Não sabíamos que o estudo estava tão adiantado assim. Lá, nossas autoridades não nos informam— comentou o intendente de Alba Posse, Nelson Carvalho. A área urbana da argentina, que faz fronteira com Porto Mauá, também deverá desaparecer.

ZERO HORA

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Palestras seguem a todo vapor!

O terceiro dia de palestras nas escolas de Derrubadas foi compensador.
Nem o fato de ter tido que madrugar tirou nosso ânimo.
O sorriso de cada criança ao ver o trabalho feito, as pessoas que elas conhecem, ter contato com filmes e fotografias do lugar em que vivem, não tem preço.
Olhos atentos a cada detalhe. Um comentário novo a cada descoberta.
Melhor do que todo conhecimento adquirido nesses dois anos de trabalho é ver o reconhecimento e realmente por em debate a questão "Salve o Salto do Yucumã".
Os moradores da cidade estão preocupados.As crianças ficam pasmas quando escutam o que pode acontecer com aquilo que elas consideram "Muitooooo Lindo".

Fica a vontade de que esse trabalho seja repassado a toda cidade de Derrubadas. Que o filme se estenda por toda a região e que ele realmente tenha o efeito que desejamos: discutir o futuro do Salto do Yucumã.
E o futuro de cada parte do nosso mundo está nas crianças de hoje. É nelas que precisamos inserir a educação ambiental. É nelas que devemos confiar tudo que temos hoje.Como o proprio professor Carlos disse em todas as turmas: "O homem é capaz de destruir muitas coisas. Como ja destruiu até hoje. Queremos que essas crianças cresçam para cuidar, e não para se tornar um ser humano assim".
Acompanhe algumas fotos de terça e quarta-feira, dias em que realizamos 08 palestras!

Fotos: Lucas Wirti Rattova

segunda-feira, 14 de junho de 2010

O Projeto nas Escolas de Derrubadas/RS


Hoje, o nosso projeto deu mais um passo importante para a concretização dos objetivos propostos pela luta a Salvar o Salto do Yucumã.
Começou hoje, na cidade de Derrubadas, o circulo de palestras nas escolas da rede municipal e estadual do município, onde se visa a educação ambiental nas crianças e adolescentes daquele lugar. Ao total serão 15 palestras em 7 escolas diferentes.

Como atividades estamos realizando a exibição de um documentário, uma mostra de fotografias e atividades de canto sobre musicas do Rio Uruguai!
Para finalizar, como ato simbólico da passagem do projeto nessas escolas, cada turma está plantando uma árvore. Um incentivo a proteção e cuidado ao meio ambiente.

Fomos muito bem recebidos na escola Jucelino Kubichek, onde crianças de pré a 4ª série participaram de forma encantadora das atividades.

Todos em coro cantaram "Amigos do Rio Uruguai", uma música de composição de João Chagas Leite, e que em um de seus trechos deixa a mensagem:

"Quem cuida o mato como cuida o passarinho,
quem cuida o rio sem a intenção de pescar mais,
tenha certeza que o sol nasce mais bonito,
brotam mais flores ao redor dos mananciais"


Acompanhe algumas fotos do dia!




Fotos: Lucas Wirti Rattova

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Para Refletir.


Daqui há pouco não será mais dia do meio ambiente. Será segunda-feira. Voltas a tua rotina. Acordas e vais para teus afazeres diários. Usas luz elétrica. Existem hoje muitas maneiras de gerá-la. Até da queima do lixo é possível produzir energia. Os governos do Brasil e da Argentina querem construir o compexo hidrelétrico de Garabi, sob o Rio Uruguai, na altura de Santa Rosa. A barragem poderá submergir para sempre o Salto do Yucumã, maior cascata longitudinal do mundo e uma das setes maravilhas do Rio Grande do Sul. Tema de inúmeras canções e fonte de inspiração de artistas brasileiros e argentinos, o Salto do Yucumã é cercado pelos últimos remanescentes de floresta nativa do Alto Uruguai, os parques estadual do Turvo (Derrubadas-RS) e provincial del Moconã (Argentina). É o último local de incidência da onça pintada no Rio Grande. Até o momento a hidrelétrica é apenas um projeto. Você foi chamado a escolher. Salve o Salto do Yucumã. Não construa o Complexo Hidrelétrico de Garabi.

Por Carlos Dominguez