quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Deputados já sabem do risco!

Projeto de hidrelétricas no rio Uruguai ameaça Salto do Yucumã, alerta Basegio

Da tribuna, o deputado Dr. Basegio (PDT) abordou o temor vivido por 21 municípios da região Celeiro e 33 municípios que integram a Rota do Yucumã, todos ameaçados pela construção das barragens de Panambi e Garabi, no rio Uruguai. O tema foi debatido pela Associação dos Municípios da Região Celeiro, no sábado (20), presidida pelo prefeito Clairton Carboni, de Tenente Portela.

Conforme relatou o parlamentar, um dos temores dos prefeitos é a ameaça de desaparecimento do Salto do Yucumã, a maior queda longitudinal do mundo, com 1.800 metros de extensão, localizado no Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas, o primeiro parque criado no Rio Grande do Sul (1947), na fronteira com a Argentina.

“Em caso de construção de hidrelétrica no rio Uruguai, vai atingir diretamente o Salto do Yucumã, que ficaria submerso”, observou Dr. Basegio. De acordo com o projeto das duas hidrelétricas, o nível do rio poderá subir até quatro metros, fazendo desaparecer o Salto do Yucumã e inundando centenas de hectares de mata nativa.

O Salto do Yucumã registra mudanças desde a entrada em funcionamento da hidrelétrica Foz do Chapecó, com alterações no nível do rio Uruguai. Conforme o Jornal Província, as primeiras mudanças no volume de água foram percebidas na divisa entre Barra do Guarita e Itapiranga, no ano passado. As autoridades de Derrubadas estão apreensivas com a situação das cataratas, encobertas pelas águas há mais de duas semanas.

Durante os debates, os deputados, prefeitos e vereadores assumiram compromisso de abordar a construção de hidrelétricas, importantes para a região, mas preservando os interesses dos municípios da região Celeiro e dos 33 municípios que integram a Rota do Yucumã.

Presidente da Comissão de Participação Legislativa Popular, o deputado Basegio anunciou que este será a primeira pauta da comissão.

“É importante trazermos esta discussão para o Legislativo, para que possamos juntos avaliar algumas questões”, ressaltando o aspecto do lado argentino, que também será bastante prejudicado.

Coronel Bicaco

Destacou, ainda, a realização do 32º Rodeio Criou de Coronel Bicaco, que reuniu grupo de tradicionalistas na região Celeiro. Também estiveram no evento os deputados Dionilso Marcon, Jerônimo Goergen, Edegar Pretto e Zilá Breitenbach, além de representantes dos deputados Adroaldo Loureiro e Gerson Burmann.