quarta-feira, 9 de maio de 2012

A natureza pede socorro, só o homem pode ajudar

A construção do complexo de Garabi-Panambi é uma ameaça a beleza da maior queda d’água longitudinal do mundo

Renata Camargo

O complexo de Garabi-Panambi é projeto para construção de 2 usinas hidroelétricas binacionais na fronteira do Brasil com a Argentina. No projeto está previsto a construção de duas barragens no Rio Uruguai, uma fica localizado na Cidade de Porto Mauá e a outra no município de Garruchos.



Salto do Yucumã pode deixar de existir

A polêmica deste projeto se dá em torno da possibilidade de desaparecer o Salto do Yucumã, que no lado Argentino se chama Salto del Moconã. O Salto do Yucumã, localizado na cidade de Derrubadas, é uma das 7 maravilhas do estado do Rio Grande do Sul, com 1,8 km de extensão, é a maior queda d’água longitudinal do mundo. Além disso, a fauna e a flora nativa do Parque Estadual do Turvo é uma das maiores áreas de preservação do Estado, com animais como saguis, antas e até onças pintadas habitando essas áreas. Esta raridade da natureza, além de uma importante área de preservação é também fonte de rende para a população ribeirinha que lucra com o turismo.

O projeto está em andamento e prevê que apenas 0,3 % do Salto seja encoberto com a água, mas o que temem os especialista é que os dados estão sendo levantados à partir do fluxo de água atual do Rio Uruguai, pois assim que a primeira barragem for construída esses números mudam e tendem a tomar proporções cada vez maiores. A população ribeirinha de El Sorberbo, onde está localizado o Salto del Moconã já está preocupada com o desaparecimento do Salto.O comerciante Cunha afirma que precisa ser feito o que for possível para que esta barragem não atinja o salto: “ E mesmo que a barragem seja construída ela não pode tapar o salto, pois eu penso em o futuro dos meus filhos, no ar que eles vão respirar”. Além disso, Cunha se preocupa com os negócios, pois a mais de 20 anos ele trabalha em um restaurante que recebe inúmeros turistas diariamente.

Entre as entrevistas realizadas no lado Argentino, especificamente na cidade de El Soberbo na Província de lá Missiones, o povo se mostra consciente e está buscando alternativas que barrem a construção da usina e salvem a beleza das paisagens do lugar. Já na cidade de Derrubadas-RS os entrevistados não tinham muitas informações sobre o projeto que pode afetar a vida da população da cidade, mas todos temem que o Salto do Yucumã seja encoberto pela barragem. “Se o salto sumir nós da cidade sumimos também. São os turistas que movimentam Derrubadas”, está é a preocupação da Comerciante ao ver que existe a possibilidade de que o salto desapareça.

Os idealizadores da usina defendem sua construção e alegam que este é sem dúvidas o maior projeto de geração de energia do Rio Grande do Sul. O coordenador do grupo temático de energia da Fiergs, Carlos Faria, em entrevista para o Jornal Folha de São Borja, destaca que o empreendimento contribuirá para aumentar a integração energética entre Argentina e Brasil. Além disso, permitirá que o Rio Grande do Sul “importe” menos energia de outras regiões do País.


População ribeirinha pode ter que se mudar do local. Fotos: Renata Camargo

Campanhas para salvar o local são a esperança

As campanhas geradas depois do anuncio das negociações entre Brasil e Argentina para a construção do Complexo Garabi-Panambi são a esperança de homens e mulheres que desejam salvar a natureza. Para os idealizadores das campanhas o complexo traz apenas vantagens financeiras, onde a ganância humana pode ser fatal ao meio ambiente e que com um impacto ambiental tão grande trará consequências gravíssimas.

Apesar da construção ser uma binacional que trará impacto para ambos os países, a luta pela preservação é mais forte no lado Argentino. Desde 2011 foi lançada pela internet campanhas como Diga não a Garabi, “Garabi para que?”. Em resultado as campanhas, o governo argentino anunciou que haverá um plebiscito onde a população poderá escolher sim ou não para a construção de Garabi-Panambi. O plebiscito ainda não tem data prevista.

Aqui no Brasil estão sendo feitos estudos para medir o impacto que a usina traz ao meio ambiente, a partir desses estudos alguns ambientalistas pretendem usar de algum meio legal para barrar a construção do complexo.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Publicado artigo sobre o caso de Garabi

O SILÊNCIO DOS AFOGADOS. O DESAPARECIMENTO DA POPULAÇÃO RIBEIRINHA NO NOTICIÁRIO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA DE GARABI

é o nome dado ao Artigo publicado e colocado em discussão sobre o tema em torno do problema que pode representar o fim de muita coisa, principalmente para os ribeirinhos do Rio Uruguai.


A publicação está vinculada a este link: http://www.razonypalabra.org.mx/
O artigo pode ser conferido nesse link: http://www.razonypalabra.org.mx/N/N79/M79/09_Dominguez_M79.pdf