Em reunião realizada no dia 14 de novembro, em Buenos Aires, com representantes do Brasil e da Argentina, foi reapresentado o cronograma dos aproveitamentos hidrelétricos Garabi e Panambi, dois projetos binacionais que somam 2.200 MW de capacidade instalada (veja o cronograma no fim desta matéria).
Na ocasião, a Comissão Técnica Mista (CTM), instituída pelo Protocolo Adicional ao Tratado Binacional (conheça o tratado aqui), aprovou a minuta de contrato para a realização dos estudos de viabilidade e dos projetos básicos, incluindo os estudos ambientais e de comunicação social dos dois aproveitamentos. Participaram da reunião, pelo Brasil, o superintendente de Geração da Eletrobras, Sidney do Lago, e o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho, e pela Argentina, entre outras autoridades, o presidente da delegação argentina na CTM, Oscar Thomas, e o presidente da Ebisa, Edgardo Lluravel.
A expectativa é que o contrato seja assinado em dezembro, ainda sem dia definido, e que os trabalhos de viabilidade sejam iniciados no primeiro trimestre de 2013.
Cronograma do projeto:
Assinatura dos contratos de viabilidade e projeto básico – dezembro de 2012
Início dos trabalhos de viabilidade – 1º trimestre de 2013
Término dos projetos básicos – 2014
Licitação para a construção das obras – 2015
Construção – 2016 a 2020
Início da operação comercial – 2020
Fonte: Assessoria de Comunicação da Eletrobras