As duas hidrelétricas projetadas para o rio Uruguai, Roncador (Porto Vera Cruz) e Garabi (Garruchos) foram incluídas no PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) lançado na segunda-feira, 29, pelo presidente Lula. A medida teve intensa repercussão na região de Santa Rosa, especialmente entre os prefeitos e lideranças empresariais.
A usina projetada para Porto Vera Cruz terá reflexos econômicos em toda a região Noroeste, mas com maior impacto nos municípios costeiros, incluindo-se no grupo Alecrim, Porto Mauá, Novo Machado e Doutor Maurício Cardoso.
Valter Cardeal, diretor de Engenharia da Eletrobrás, destacou que a inclusão deve antecipar o início das obras para 2012. A pressa maior é da Argentina, que tem carência urgente de energia elétrica.
As duas usinas são alvos de discussões de várias décadas entre os dois países. Ronaldo Custódio, diretor técnico da Eletrosul, fez uma declaração que aumentam as esperanças: “agora existe a decisão política dos dois governos”.
Custódio explica que inicialmente deve ser elaborado o estudo ambiental e o cadastro socioeconômico, para identificar a população afetada.
O licenciamento ambiental é o principal obstáculo a ser vencido, projeta Custódio, para que as obras possam iniciar em 2012.
Ainda não está definido o porte que terá a hidrelétrica do Roncador, mas especula-se que a usina deverá ter uma capacidade de aproximadamente mil megawatts, o que exigiria um investimento em torno de R$ 2 bilhões. A produção de energia é estimada para 2018.
É a hora de protestar contra esta obra. Ainda há tempo
domingo, 25 de abril de 2010
domingo, 18 de abril de 2010
Conheça o Salto do Yucumã!!
Nós, do projeto Ribeirinhos do Rio Uruguai, estamos organizando uma excursão ao Salto do Yucumã para os acadêmicos do Cesnors que ainda não conhecem o local.
Estamos tomando essa iniciativa com o intuito de juntar forças na luta pela preservação desse ponto turístico, já que os governos do Brasil e Argentina planejam construir no Rio Uruguai a Usina de garabi. Um complexo hidrelétrico que poderá aumentar o nível do rio ao ponto de não se poder mais visualizar o Salto do Yucumã.
Entre nessa luta pela preservação e conheça o Salto do Yucumã antes que ele acabe!!!
Hasta Siempre!!!!
A excursão acontece no dia 14 de maio.
Com saída às 06h da Catedral
Valor: R$ 10,00
As inscrições podem ser feitas pelo blog, em comentários. E com Letícia (Alemoa), Mari Correa e Cissa Hermes.
sábado, 10 de abril de 2010
Conheça o Projeto.
A relação cultural entre o homem e a natureza molda o entendimento dado para a preservação e a exploração do território. A necessidade de valorizar a diversidade ambiental é uma constatação universal neste século. Para efetivamente construir práticas ambientais permanentes é necessário que a Universidade trabalhe junto a população que ocupa o território próximo às áreas de preservação existentes e ser uma ponte entre realidades urbanas e rurais. O Parque Estadual do Turvo é o último remanescente de Floresta Subtropical do Alto Uruguai no Rio Grande do Sul. O local abriga também o maior salto longitudinal do mundo, o Salto de Yucumã, no Rio Uruguai, localizado no município de Derrubadas (RS).
O uso das tecnologias multimídia não faz parte do cotidiano dos grupos sociais excluídos culturalmente, afastando a população dos centros de poder e colocando-os fora do fluxo de geração de informação. Este trabalho é focado nos habitantes do município de Derrubadas (RS) e na valorização de suas manifestações culturais e ambientais. A região tem colonização alemã, italiana, portuguesa, espanhola e é também reduto de reservas indígenas no Estado. Esta iniciativa visa estimular junto a população local (3.378 habitantes) atividades que resgatem valores culturais tradicionais e despertem o sentimento da necessidade de preservação ambiental e propiciem a identificação social e cultural com o parque e o Salto do Yucumã. A proposta une técnicas e práticas do Jornalismo e da Educação Ambiental como forma de somar e qualificar as ações desta população. Este projeto usa a metodologia de Educação Ambiental para o desenvolvimento de iniciativas e ações ambientais junto a escola municipal Salto Grande somadas com atividades práticas de Jornalismo e registro audiovisual das manifestações culturais e ambientais da população do entorno do parque e ribeirinhos.
Foi elaborado um documentário, um banco de imagens e um mapa do discurso simbólico a partir do discurso dos moradores do entorno do parque em relação a iniciativas de preservação ambiental e exploração sustentável do local. Entre as ações propostas se destacam: palestras, oficinas, multimídia, plantio de mudas, festival e diagnóstico dos problemas ambientais. Todas as atividades são gravadas e editadas em DVD. O material é exibido em reuniões com a comunidade e fará parte do acervo da biblioteca da Escola Municipal de Salto Grande e da UFSM. Atividades de educação ambiental recorrentes podem minimizar os efeitos da destruição e mobilizar setores da sociedade para preservar o patrimônio cultural e natural da região construindo um discurso local para um problema nacional. O projeto aproxima campos distintos para trabalhar a preservação ambiental como um valor cultural a ser registrado e repassado as gerações futuras.
A grande equipe.
Envolvidos no projeto Riberinhos do Rio Urugaui a dois anos, a equipe é incansável e está sempre disposta a fazer uma indiada em nome do Salto do Yucumã e Parque Estadual do Turvo.
De certa forma já somos parte desse território que consifderamos um dos melhores lugares para se estar em paz e em contato direto com a natureza.
Preservamos isso e queremos por meio de nosso trabalho consciêntizar as pessoas a também preservarem.
Salvem o Salto do Yucumã e Parque do Turvo - A Maior Unidade de Conservação da Biodiversidade Gaúcha.
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Sejam Bem Vindos!
Olá! Esse blog é mais um registro do projeto de Extensão Universirtária DIVERSIDADE AMBIENTAL: OS MORADORES DO ENTORNO DO PARQUE DO TURVO E RIBEIRINHOS DO RIO URUGUAI!
Esse trabalho é desenvolvido pelos acadêmicos: Clarissa Gabriela Gnoatto Hermes, Lucas Ratova Wirti , Letícia Sangaletti e Mariana Della Mea Correa.
Sob Orientação do Professor do Curso de Jornalismo do Cesnors/UFSM: Carlos André Echenique Dominguez
A partir desse blog você ficará por dentro desse projeto que busca Salvar O Salto do Yucumã, localizado no noroeste do Rio Grande do Sul, região onde fica também o Centro de Educação Superior Norte do RS - Campus da UFSM.
Sejam Bem Vindos!
Assinar:
Postagens (Atom)