sábado, 10 de abril de 2010

Conheça o Projeto.


A relação cultural entre o homem e a natureza molda o entendimento dado para a preservação e a exploração do território. A necessidade de valorizar a diversidade ambiental é uma constatação universal neste século. Para efetivamente construir práticas ambientais permanentes é necessário que a Universidade trabalhe junto a população que ocupa o território próximo às áreas de preservação existentes e ser uma ponte entre realidades urbanas e rurais. O Parque Estadual do Turvo é o último remanescente de Floresta Subtropical do Alto Uruguai no Rio Grande do Sul. O local abriga também o maior salto longitudinal do mundo, o Salto de Yucumã, no Rio Uruguai, localizado no município de Derrubadas (RS).

O uso das tecnologias multimídia não faz parte do cotidiano dos grupos sociais excluídos culturalmente, afastando a população dos centros de poder e colocando-os fora do fluxo de geração de informação. Este trabalho é focado nos habitantes do município de Derrubadas (RS) e na valorização de suas manifestações culturais e ambientais. A região tem colonização alemã, italiana, portuguesa, espanhola e é também reduto de reservas indígenas no Estado. Esta iniciativa visa estimular junto a população local (3.378 habitantes) atividades que resgatem valores culturais tradicionais e despertem o sentimento da necessidade de preservação ambiental e propiciem a identificação social e cultural com o parque e o Salto do Yucumã. A proposta une técnicas e práticas do Jornalismo e da Educação Ambiental como forma de somar e qualificar as ações desta população. Este projeto usa a metodologia de Educação Ambiental para o desenvolvimento de iniciativas e ações ambientais junto a escola municipal Salto Grande somadas com atividades práticas de Jornalismo e registro audiovisual das manifestações culturais e ambientais da população do entorno do parque e ribeirinhos.

Foi elaborado um documentário, um banco de imagens e um mapa do discurso simbólico a partir do discurso dos moradores do entorno do parque em relação a iniciativas de preservação ambiental e exploração sustentável do local. Entre as ações propostas se destacam: palestras, oficinas, multimídia, plantio de mudas, festival e diagnóstico dos problemas ambientais. Todas as atividades são gravadas e editadas em DVD. O material é exibido em reuniões com a comunidade e fará parte do acervo da biblioteca da Escola Municipal de Salto Grande e da UFSM. Atividades de educação ambiental recorrentes podem minimizar os efeitos da destruição e mobilizar setores da sociedade para preservar o patrimônio cultural e natural da região construindo um discurso local para um problema nacional. O projeto aproxima campos distintos para trabalhar a preservação ambiental como um valor cultural a ser registrado e repassado as gerações futuras.

Um comentário:

  1. OI EU GOSTARIA DE SABER AONDE EU POSSO TER ACESSO A ESSE DOCUMENTARIO POIS TENHO UMA WEBTV E QUERIA TRANSMITIR ALGO DO SALTO

    ResponderExcluir