terça-feira, 25 de maio de 2010

Projeto de Extensão do Jornalismo realizará passeio ao Salto do Yucumã


O projeto de extensão universitária Ribeirinhos do Rio Uruguai, irá realizar nesta sexta-feira, dia 14, um passeio com os acadêmicos do Cesnors até o Salto do Yucumã e Parque Estadual do Turvo. O ônibus, já lotado, levará os alunos para produzir material jornalístico no local e fazer uma trilha no meio da mata.

O passeio faz parte do projeto que busca mostrar a vida dos ribeirinhos moradores do entorno do Rio Uruguai. Além desse, o projeto ganhou um novo foco. Agora os extensionistas buscam por meio do projeto mobilizar a população gaúcha, e do todos os países banhados pelo rio, contra a instalação do Complexo de Garabi. Uma barragem que poderá deixar submerso o Salto do Yucumã. E que, além disso, mudará completamente a vida dos pescadores e moradores das regiões atingidas pelo lago que irá se formar.

O projeto Ribeirinhos do Rio Uruguai vem sendo desenvolvido pelo curso de jornalismo à praticamente dois anos. Fazem parte da equipe quatro alunos do 7º semestre e o professor Carlos Dominguez. Essa iniciativa extensionista foi idealizada pelo professor e já colheu bons frutos. No ano passado se apresentou no Congresso Iberoamericano de Extensão Universitária (Extenso), realizado em Montevidéu no mês de outubro. E esse ano já recebeu o convite para participar de mais um evento no Uruguai, dessa vez em Paysandú. Ele acontece nos dias 10 e 11 de junho, será em conjunto com um grupo argentino. Os alunos do Cesnors iram realizar uma palestra e exibir um vídeo documentário.

Como parte de finalização do projeto, os acadêmicos realizarão também um circulo de palestras na cidade de Derrubadas-RS, na semana do meio ambiente, que vai de 02 a 09 de junho. Alunos do jardim até o ensino médio conhecerão o projeto e terão aulas de educação ambiental ministradas pelos acadêmicos.

Mariana Correa, uma das integrantes do projeto comentou: “O mais importante é os alunos saberem que tem uma maravilha perto. Que algo parecido só se encontra em Foz do Iguaçu, e que se eles não conhecerem agora e ajudarem na preservação o Parque pode sofrer sérios danos. Tanto na fauna como na flora. O salto pode ser totalmente coberto graças à construção da usina de Garabi, o que modificará também a economia da sua cidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário