quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Coluna faz menção ao nosso blog.

As lendárias águas do rio Uruguai
Texto atualizado em 07 de Setembro de 2010 -

Por, Suzana Pires


O Rio Uruguai que nasce na fronteira entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e que demarca a divisa do Rio Grande do Sul com a Argentina, recebe a devoção dos ribeirinhos e da população de todo o estado. Mesmo quem nunca o viu, o sabe. Cantado em verso e prosa, cenário de antigas lendas e povoado de histórias, o rio é agora motivo de uma polêmica contemporânea. A intenção da construção de duas barragens tem mobilizado diferentes setores lá pela fronteira. Nada muito diferente de discussões que este tipo de obra gera em qualquer lugar do Brasil.

A questão aqui é a possibilidade de que Salto do Yucumã seja alagado pelas águas das barragens. E que a construção da barragem impeça as espécies de peixes migratórios de subirem o rio para desovar na parte mais alta, além dos comuns problemas culturais e sociais que este tipo de empreendimento gera.

A equação é a seguinte: não admitimos nenhuma preocupação com falta de energia que interrompa o acelerado fluxo de nosso cotidiano. O aumento do poder aquisitivo da população do País, o sempre crescente consumo de bens que dependem da energia elétrica nos coloca em uma situação difícil.

Como dar conta disso sem construir novas hidrelétricas num país que a simples menção de um “apagão” é motivo de grandes escândalos na imprensa e gera uma verdadeira guerra política?

Queremos energia sem preocupações de onde ela vem. Mas também queremos manter nossa biodiversidade, nossa história e nossas paisagens. Para termos outras fontes de energia limpa leva tempo. Quem se dispõe a esperar? Alguém tem alguma sugestão?

As únicas fotos que tenho do Rio Uruguai fiz na cobertura de um evento do Movimento de Mulheres em Porto Xavier, a balsa é a ligação entre a cidade e nossa vizinha Argentina.

Visitarei em breve o Salto do Yucumã e trarei belas imagens para publicar nesta coluna.

Assista ao vídeo “Ribeirinhos nas escolas”.


Disponível no Site: http://www.portogente.com.br/texto.php?cod=31847

Nenhum comentário:

Postar um comentário