terça-feira, 3 de abril de 2012

Mais um passo na integração energética da América Latina


Foto do presidente da Eletrobras, José da Costa, com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, discutindo as usinas Garabi e Panambi com a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, e o ministro de Planejamento argentino, Julio de Vido, em Buenos Aires
O Consórcio Energético do Rio Uruguai, composto pelas empresas brasileiras Intertechne Consultores S. A. e Engevix Engenharia S.A e pelas empresas argentinas Consular Consultores Argentinos Asociados S.A, Grupo Consultor Mesopotamico S.R.L., I.A.T.A.S.A Ingeniería y Asistencia Técnica Argentina Sociedad Anónima de Servicios Profesionales, e Latinconsult S.A., saiu vencedor da licitação internacional para contratação dos estudos de engenharia e estudos ambientais do projeto Garabi/Panambi. O resultado foi comunicado nesta semana pela estatal argentina de energia Ebisa, parceira da Eletrobras no projeto e responsável pelo certame.
O presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, destacou a importância das usinas hidrelétricas Garabi e Panambi, projetadas na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina, para a internacionalização da companhia. “Estes projetos são a primeira iniciativa binacional com a Argentina e promovem o fortalecimento da integração do Brasil com o segundo maior mercado de energia elétrica da América do Sul”, disse o executivo. O presidente esteve na semana passada em Buenos Aires com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para discutir as usinas com a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, e o ministro de Planejamento argentino, Julio de Vido (foto).

O próximo passo será a assinatura do contrato com o consórcio, ainda sem data definida. Após isso, a previsão é que os estudos sejam concluídos num prazo de até 24 meses. As duas usinas somam 2.200 MW de capacidade instalada e devem receber investimentos de US$ 4,8 bilhões, em aproximadamente quatro anos de obras.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Eletrobras

Nenhum comentário:

Postar um comentário