sexta-feira, 18 de junho de 2010

Projeto Ribeirinhos é sucesso nas escolas


O projeto de extensão universitária Ribeirinhos do Rio Uruguai esteve durante toda essa semana nas escolas do municio de Derrubadas, no noroeste gaúcho, promovendo palestras de educação ambiental nas escolas da rede municipal. A cidade é berço do principal ponto turístico do Parque Estadual do Turvo, o Salto do Yucumã.

As palestras eram parte de finalização do projeto, que já está sendo desenvolvido a dois anos nas cidades do entorno do Parque do Turvo. Com o objetivo de despertar nas crianças o sentimento de preservação do meio ambiente e cuidado com a natureza, foram desenvolvidas 12 palestras em seis escolas.

A apresentação do documentário produzido assim como a exposição de fotos despertou nas crianças uma curiosidade e um interesse muito grande. Elas participaram da palestra, contaram suas histórias.

Mariana Correa, cinegrafista do projeto comentou: “Interação com as crianças nas escolas de derrubadas não poderia ter sido melhor para finalizar o projeto. Com a comunidade que é a maior interessada e que daqui pra frente vai poder cuidar do que é deles. Só de ver a alegria e o entusiasmo dos alunos já valeram os dois anos e a luta que tivemos e que continuaremos a ter pelo salto do Yucumã e Parque Estadual do Turvo”.

No final das apresentações, como forma de simbolizar o trabalho realizado, foram plantadas mudas de araçá. As árvores foram plantadas pelas crianças e batizadas com o nome de cada uma delas.

Na quinta-feira, a equipe da RBS TV acompanhou o trabalho do grupo produzindo uma reportagem para a emissora que deve ir ao ar nos próximos dias.

Na próxima semana o projeto continuará com as palestras canceladas devido ao mal tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário